domingo, 12 de outubro de 2008

Ciências sociais e humanas


“A cultura não é um mero suplemento de que usufruem as sociedades humanas por contraste com as sociedades animais. É ela que institui as regras–normas que organizam a sociedade e governam os comportamentos dos indivíduos; constitui o capital colectivo dos conhecimentos adquiridos, dos saberes práticos aprendidos, das expectativas vividas, da memória histórico-mítica, da própria identidade de uma sociedade.”

Edgar Morin, “Para uma sociologia do conhecimento”

Da revista Única, Expresso 1876 11 de Outubro de 2008

Vivemos numa época de esquizofrenia, com um pé no hoje, e até, nalguns casos, vivemos com um pé no amanhã, e o outro pé ficou atrás.(Saramago)

Na idade média.(Pilar)

Exactamente. Nós somos assim, doentes e não fazemos nada. Faz-se tudo para curar as doenças que sobrevêm à doença de origem, mas muito pouco para enfrentar essa doença de origem. Se não parecesse pretensioso com isto…mas enfim, atrevo-me a dizê-lo: acho que na sociedade actual falta-nos filosofia. Filosofia como espaço, lugar, método de reflexão, que pode não ter um objectivo determinado, como a ciência. Falta-nos reflexão, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem ideias, não vamos a parte nenhuma. (Saramago)


Obrigado Saramago por te atreveres. Até quando será preciso atrevimento para se poderem dizer as verdades fundamentais?

E já agora, será ou não esta esquizofrenia o resultado sombrio de uma sociedade sem identidade que nunca tratou da raíz ético-cultural dos seus por ter tanto descurado a educação? Fica a questão.
Nuno Monteiro

Sem comentários:

“ A cultura assusta muito. É uma coisa apavorante para os ditadores. Um povo que lê nunca será um povo de escravos.”

António Lobo Antunes

Prémio Histórico - Filosóficas

Arquivo do blogue