sexta-feira, 17 de julho de 2009

A propósito de Jesusalem...


Mudar custa mais que viver. Começar de novo é mais difícil e doloroso. Melhor manter uma morte lenta. Melhor morrer quieto deixando apagar os olhos. Melhor fechar o sonho. Melhor afastar dos homens. Despir das capas de pretensa sabedoria. Que enquanto se sabe se vive morrendo e se morre vivendo. Mudar é nascer. Nascer causa muita dor. E não dor. Não choro. Não sonho. Não ilusão. O negro das vestes acomoda a angústia de virar costas ao sol. Fizeste um homem social que imperfeita sociedade.
Mudar vai fazer Mwanito andar à luta. E ganhar cara feia. E provocar azedume… mudar não dá solas nem sapatos… mudar vai fazer chorar… mudar magoa… vai dar dores de cabeça…
Mwanito conhece outros que mudaram… estão enterrados debaixo dos embondeiros. Não são os embondeiros. Estão desfeitos por debaixo dos embondeiros. Deus está cego… não ouve a surdez do mundo… voltou costas ao homem. Homem fala não falando. Homem olha não vendo. Homem ama não amando. Mwanito não sabe porque está só. Mwanito não percebe os homens. Mwanito é pequenito.

Nuno Monteiro

1 comentário:

Princesa Bé disse...

às vezes ficar quieto à sombra parece ser + fácil...

mexe-te...

“ A cultura assusta muito. É uma coisa apavorante para os ditadores. Um povo que lê nunca será um povo de escravos.”

António Lobo Antunes

Prémio Histórico - Filosóficas