segunda-feira, 13 de julho de 2009

A luz em Agosto


… Porque é que você passa as suas tardes de sábado a trabalhar na oficina enquanto os outros homens se divertem na cidade? – Disse-lhe Hightower.
- Eu não sei – Disse Byron. – Acho que a minha vida é simplesmente assim.
- E eu acho que a minha também é simplesmente assim – disse o outro. “ Mas eu sei agora porque é que é assim”, pensa Byron."Porque um homem tem sempre mais medo dos problemas que ele possa vir a ter do que tem alguma vez dos problemas que já teve. Ela manter-se-á fiel aos problemas a que já está habituado antes de arriscar uma mudança. Um homem poderá falar acerca de como é que ele gostaria de escapar aos outros vivos. Mas são os mortos que lhe fazem mal. É aos mortos que jazem quietos num lugar e que não o tentam agarrar que ele não consegue escapar.”

William Faulkner, in a luz em Agosto, Biblioteca Visão com tradução de Jorge Meneses

Sem comentários:

“ A cultura assusta muito. É uma coisa apavorante para os ditadores. Um povo que lê nunca será um povo de escravos.”

António Lobo Antunes

Prémio Histórico - Filosóficas